Todos os meses é a mesma correria… Ao menor sinal de gravidez é uma correria para a farmácia para tirar a dúvida mas isso não precisa mais ser assim.
Afinal, com o avanço da tecnologia, é possível saber se está grávida sem precisar sair de casa e usando apenas um aparelho de celular e um app. Veja!
Como funcionam os testes de gravidez online
O aplicativo Teste de gravidez é uma boa possibilidade para descobrir se você está mesmo grávida.
Afinal, o teste vem por meio de um questionário que calcula o percentual de chances de uma gravidez estar a caminho.
Ou seja, assim como no teste de farmácia, o teste também apresenta o resultado positivo e negativo.
Desta forma, o aplicativo é muito interativo. Afinal, basta que a mulher coloque as informações necessárias como datas de ciclos e sensações que esteja sentindo.
Assim, todo o questionário é tão detalhado que gera um nível de confiança enorme entre as usuárias que garantem que o teste funciona mesmo.
No entanto, apesar de toda a praticidade, é sempre válido ressaltar que nenhum aplicativo substitui o teste de um laboratório.
Aplicativo Clue
Um outro aplicativo que pode ser usado como teste de gravidez é o Clue. Afinal, ele disponibiliza informações importantes sobre o período menstrual e o período fértil.
Assim, você pode calcular se há realmente atraso menstrual ou se o seu ciclo está na data correta, dentro do previsto.
Isso porque, é muito comum que algumas mulheres não tenham a menstruação interrompida ou atrasada, o que dificulta a descoberta imediata de uma possível gravidez no começo.
Porém, o app Clue, registra temperamentos e sensações que podem ser comparadas mês a mês pela mulher, além de informações como:
- fluxo,
- período de fertilidade,
- período menstrual
- dias de relação, entre outros detalhes.
Mais Informações
Desta maneira, com essas informações, é possível saber exatamente quando terminou o seu ciclo menstrual e quantos dias o seu corpo está reagindo de forma diferente.
Vale destacar, no entanto, que os apps para teste de gravidez não substituem de nenhuma forma a orientação médica.
O interessante de usar esses tipos de aplicativos que ajudam a registrar o ciclo menstrual é a facilidade de poder saber quais os riscos da mulher ter relação em determinado período.
Ou seja, caso a mulher deseje engravidar, é só ter relação desprotegida no período fértil para aumentar suas chances.
O contrário também pode acontecer, ou seja, caso a mulher não tenha intenção de ter uma gestação, é só utilizar um método contraceptivo no período ou ainda, evitar ter relação nesses dias para se proteger de uma gravidez indesejada.
Veja Também: Veja como solicitar o implante dentário gratuito pelo SUS
Importante
Porém, é sempre válido ressaltar que o método não é 100% eficaz, ou seja, pode ocorrer algum desequilíbrio hormonal que antecipe ou postergue o período fértil e pegue a mamãe de surpresa.
Por isso, conhecer seu período menstrual e usar métodos contraceptivos pode evitar surpresas além de proteger as mulheres de doenças sexualmente transmissíveis, dando a elas maior planejamento quanto a formação de sua família bem como quanto a sua proteção pessoal de situações que possam prejudicar a sua saúde.
Continue nos acompanhando!