Anualmente, centenas de motoristas compram seu primeiro carro ou trocam por um modelo mais novo ou mais confortável, sem precisar investir muito em oportunidades disponibilizadas em leilões.
Isso porque, neles é possível comprar veículos em bom estado de conservação, novos, pagando bem menos do que o valor de mercado.
Quer saber como funciona o leilão de carros no Brasil? Então leia o artigo até o final para saber como participar e fazer um bom negócio.
Como os carros vão parar no leilão
Normalmente, quem realiza um financiamento automotivo, tem um prazo para efetivar o pagamento diretamente ao banco credor, por meio de parcelas suaves, de acordo com o valor financiado.
Porém, em algumas situações, os proprietários não conseguem manter os pagamentos em dia e por esta razão, os mesmos são retirados de circulação e encaminhados para leilão.
Isso ocorre porque no financiamento automotivo o carro fica como garantia de pagamento, e, em caso de inadimplência, o veículo é encaminhado para leilão.
Além desta razão, há outras que ocasionam a ida do veículo a leilão, como a existência de dívidas de multas e IPVA.
Nesse caso, o leilão é realizado pelo Detran e o antigo proprietário não pode arrematar o veículo perdido para reaver o bem.
Como funciona o leilão de carros financiados
Desta forma, o leilão de carros financiados é uma das maneiras mais acessíveis, eficazes e práticas de comprar seu primeiro veículo ou trocá-lo por outro modelo mais bonito, novo ou mais confortável.
Afinal, em eventos como o leilão de carros, é possível comprar bons modelos com cerca de 70% menos do valor praticado no mercado, constante da tabela FIPE.
Veja Também: Como Comprar um Carro de Leilão da Receita Federal – Como Funciona
Porém, é importante ter em mente que o pagamento precisa ser feito de forma a vista.
Outro fator que também precisa ser levado em consideração é a impossibilidade de fazer uma análise maior com relação ao estado do veículo uma vez que não é permitido ligar o automóvel.
Desta forma, os custos de manutenção serão de responsabilidade exclusiva do arrematante o que torna a visita no dia determinado pelo edital ainda mais importante. Ou seja, a casa de leilão e a financeira proprietária do lote não se responsabilizará por qualquer problema a ser resolvido pelo novo proprietário.
Vantagens de comprar carro de leilão:
Veículos mais novos
Os veículos negociados no leilão normalmente tem no máximo 5 anos de idade, ou seja, são automóveis mais novos com um baixo custo de mercado.
Veja Também: Como emitir o CRLV pelo celular
Veículos em bom estado de conservação
Por se tratar de veículos novos, a maioria está em bom estado de conservação.
Isso porque a maioria é retirada de circulação durante uma blitz, pela autoridade policial.
Menos custo de compra
Por se tratar de um leilão de carros, o banco credor deseja reduzir os impactos causados pela inadimplência do financiamento automotivo.
Assim, como parte do bem já foi quitado pelo antigo dono e a instituição tem interesse em recuperar o valor empregado nele o mais rápido possível, é possível comprar carros com um custo bem abaixo do preço de mercado indicado na tabela FIPE em leilões de carros usados.
Continue nos acompanhando!